top of page
Buscar
Foto do escritorAlmeida, José Soares

Osteopatia no tratamento da Cervicalgia

Cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente, mas raramente se inicia de maneira súbita. A cervical, como segmento mais móvel de toda a coluna vertebral e suporte estato-cinético da cabeça, está sujeita a numerosa agressões. As técnicas de manipulação através de redução de restrições osteoarticulares são fundamentais para o reequilíbrio estrutural na redução ou extinção da dor.



Anatomia da Coluna Cervical

Coluna cervical, segmento mais móvel de toda a coluna vertebral, suporte estato-cinético da cabeça. Sujeita numerosas agressões e pressões, como posturas, desporto, stress e o próprio peso da cabeça, etc. É composta por um conjunto de 7 vertebras, dividida em duas partes anatómicas e funcionalmente distintas.

Coluna Cervical Superior: atlas C1 e axis C2 (vertebras diferentes)

Coluna Cervical Inferior: que se estende desde a face inferior da axis até á face superior da primeira vertebra dorsal (todas as vertebras do mesmo tipo)


...


Cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente, mas raramente se inicia de maneira súbita. De um aforma geral, está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma, e até mesmo nas alterações de ATM. O paciente geralmente relata uma melhora quando está em repouso e uma exacerbação da dor com o movimento.


...


Sinais da Cervicalgia ...


... algumas técnicas de normalização articular...


Os tratamentos por osteopatia visam indubitavelmente restabelecer o equilíbrio e melhorando o grau de mobilidade músculo-articular, diminuindo a compressão no plexo, disco, vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da cervical, contribuindo com isso para uma melhor qualidade de vida do paciente.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page