Naturopatia, a vertente natural da medicina: uma abordagem natural de como recuperar e manter o estado de saúde por meios adequados que a natureza nos oferece, tendo como finalidade a saúde, que é a normalidade funcional do organismo. Febre interna, ponto de partida e base de toda doença. Saúde normalidade funcional do organismo no processo de nutrição e eliminação.
Desde o início dos tempos que o homem tenta estabelecer um equilíbrio espiritual, mental e físico, seguindo alguns sistemas e doutrinas no intuito de restabelecer ou manter o seu estado de saúde. Alguns desses sistemas incompreendidos no mundo moderno que se rege pelas leis da medicina científica, onde praticas como o curandeirismo, o xamanismo, apenas sobrevivem pela falta de recursos e a fé de quem procura alivio para seus males. Outras há, como a macumba e a bruxaria, cuja origem remota ao nascimento do homem, no momento que este busca respostas a perguntas às quais não tem resposta, estas sobrevivem pelo seu vínculo de caris não só cultural mas também religioso.
A busca insaciável do homem por respostas no restabelecimento do seu equilíbrio, deu origem a outras doutrinas, tais como a homeopatia durante o século XVIII pelo médico e químico alemão, Samuel Hahnemmann, o espiritismo fundado por Allan Kardec, em finais do século XIX, a terapia floral do Dr. Edward Bach, médico com especialidade em bacteriologia e imunologia, disciplinas em pleno auge no inicio do séclo XX, o modelo fundamental da iridologia moderna pelo médico húngaro Von Peczely em 1973, a sofrologia pelas mãos do Dr. Alfonso Caycedo em 1960, entre tantas outras como a quiroprática, a cromoterapia, etc., assim como a recuperação de alguns sistemas de doutrina médica tais como a acupunctura e a Ayurveda, a mais antiga ciência médica conhecida, anterior mesmo à medicina tradicional chinesa.
Neste Livro, o que se pretende é fazer uma abordagem natural de como recuperar e manter o estado de saúde por meios adequados que a natureza nos oferece, tal como Ar, Luz, Terra, Água, Sol e Vegetais, tendo como finalidade a Saúde, que é a normalidade funcional do organismo.
Desenvolvimento
Conceitos
“Mente sã em corpo são” (Décimo Júnio Juvenal 55-127 d.C.)
A saúde da mente influencia a saúde do corpo, da mesma forma que um estado físico adequado ajuda a manter ao equilíbrio mental. As dores de cabeça mais frequentes são as do tipo tensional que costumam ser devidas às tensões diárias, em particular num mundo laboral extenuante, são exemplos mais claros da causa psíquica de um transtorno físico.
As termas são uma alternativa clínica, onde a tranquilidade impera e onde a beleza do ambiente é uma ajuda para o repouso da mente e do corpo. o seu sistema curativo em todos países no momento são a melhor prova da sua eficácia e do repouso que elas proporcionam, tendo a hidroterapia como sendo provavelmente o melhor tratamento existente. Alivia as dores articulares, atenua os problemas de estômago, etc. A tudo isto combinar o exercício físico a uma alimentação saudável e variada, assim como alimentos funcionais, chave essencial para uma saúde duradoura.
“Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento”
(Hipócrates 460 – 370 a.C.)
Entende-se como alimentação ideal 50% a 60% de carboidratos, 30% a 35% de gorduras e 10% a 20% de proteínas.
Dentro da alimentação com base para uma saúde duradoura, teremos de igual modo considerar a alimentação como uma forte componente terapêutica, necessária no caso de doenças que obriguem a uma mudança nos hábitos alimentares de indivíduos doentes a fim de não agravar o estado da sua doença ou até mesmo para cura-la. Podemos dar com exemplo doenças como o cancro, diabetes, hipertensão, hiperlipidemia, úlcera gastroduodenal, etc.
Neste sentido diríamos que o conceito de dieta equilibrada é quase sinónimo de dieta normal e dieta terapêutica.
Podemos fazer referência a vários métodos que convergem nesse sentido, como por exemplo o Método ...
A ciência da Saúde e a Lei Natural
“ter boa saúde considerais que é o maior bem sobre a Terra?... Digo que não; a felicidade está em saber conservar-se são.” (Padre Tadeode Wisent 1858-1926)
No caminho do progresso que é a saúde existem três etapas: conhecer a verdade, compreendê-la e realizá-la...
Segundo Hipócrates, na sua clássica expressão “natura medicatriz” as regras da verdadeira curar estão na natureza, regras essas que foram esquecidas pelos profissionais ao actuarem de uma forma antinatural com remédios farmacêuticos e mutilações do corpo, impedindo desta forma que a natureza actue cada vez que o corpo esteja sob a acção medicamentosa, uma vez que estes suprimem os sintomas que constituem a defesa orgânica.
A Doutrina Natural é uma ciência que se prestigia com êxito, onde a ciência medicamentosa e cirúrgica infrutuosamente já havia esgotado todos seus recursos. ”embora na minha opinião, uma não substitui a outra, mas sim, complementam-se, na medida em que...
Casos Práticos
No dia-a-dia da minha prática clínica, os casos com que mais me deparo são sem dúvida complicações do sistema digestivo, osteoarticular, cefaleias de tenção, dermatites e cada vez mais casos de cancro.
Posso afiançar, sem margem para dúvidas, que em tudo na sua base, se vai convergir na Doutrina Térmica Lazaeta.
Para que se entenda os casos práticos que se seguem, vamos conhecer um pouco mais dos dois principais intervenientes...
Conclusão
“ter boa saúde considerais que é o maior bem sobre a Terra?... Digo que não; a felicidade está em saber conservar-se são.”
(Padre Tadeode Wisent 1858-1926)
No caminho do progresso que é a saúde existem três etapas: conhecer a verdade, compreende-la e realiza-la.
Podemos então concluir que...
Comments