top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlmeida, José Soares

Imunologia de forma simples e clara, ao alcance de todos. Abordagem Naturopática.

Imunologia de forma simples e clara, ao alcance de todos. Abordagem Naturopática: Conceitos e discussões clínicas, a interacção entre o complexo sistema imunológico, sintomas, doenças e curas. Imunidade natural, sistema linfocitário, os antígenos, reacções de hipersensibilidade.




A capacidade do nosso organismo reagir às ameaças à nossa integridade física, foi um tema que desde sempre cativou o interesse dos profissionais de saúde. Questões como o conhecimento e tratamento de doenças auto-imunes e do complexo sistema imunológico, implicaram empenho, pesquisa e dedicação, sendo que nas últimas décadas a velocidade do nosso conhecimento sobre esta matéria foi espantosa.

Neste trabalho, pretende-se dar a conhecer alguns conceitos e discussões clínicas, a interacção entre o complexo sistema imunológico, sintomas, doenças e curas, etc., serão abordados temas como imunidade natural, sistema linfocitário, os antígenos, passando pelas reacções de hipersensibilidade, entre outros. Tudo de forma simples e clara, trazendo o tema da imunologia ao alcance de todos.

Imunidade e tipos de resposta imunológica


Conceito


A imunidade é a capacidade do organismo se proteger contra substâncias que considera estranhas, podendo estas ser de origem exógena ou endógena, como o caso das células neoplásicas. Tendo em conta que de uma forma geral a imunidade é benéfica ao individuo, casos há em que esta é prejudicial, onde responde de uma forma exacerbada causando as já conhecidas doenças auto-imunes e reacções alérgicas.


Imunologia e Imunopatologia


Entenda-se Imunologia como o estudo da imunidade e Imunopatologia o estudo às suas alterações, relacionando-se cada vez mais a imunologia a etiopatologia das mais diversas doenças, tendo como objectivo conhecer os conceitos da resposta imunológica e todos elementos que lhe estão inerentes, como esses elementos se envolvem no mecanismo de defesa do organismo, a sua avaliação e como seus desajustes podem causar doenças.


Sistema Imunológico


Sistema que dá imunidade ao indivíduo, constituído pelo sistema linfócítico-macrofágico, encontrando-se sempre em constante vigília, actuando por meio da fagocitose alem de produzir citocinas, grande parte delas activadas por antígenos, sendo que este sistema possui uma memória imunológica para cada agente agressor.


Resposta Imunológica


Conjunto de mecanismos imunológicos que ocorrem contra substancia que o organismo considera estranha. A célula da resposta imunológica tem origem nas células primordiais pluripotenciais da medula óssea formando dois tipos de linhagem, linfóide que darão origem aos linfócitos e mielóide dando origem aos neutrófilos, monócitos, macrófagos, eosinófilos, mastócitos, basófilos e plaquetas, sendo que ambas são independentes quanto às células que irão formar.


Classificação da resposta imunológica


A resposta imunológica pode ser classificada da seguinte forma: Primária e secundária, activa e passiva, inata e adaptativa, humoral e celular.

Resposta Primaria é o conjunto de mecanismos aquando o contacto pela primeira vez com uma substância considerada estranha, activando o sistema macrofágico e linfocítico, entre outras células e formação de imunoglobulina M (IgM) resultando sempre em linfócitos T e B de Memória, enquanto na resposta secundária já existiu contacto com a substância estranha, o que torna esta resposta mais rápida e eficiente além de se dar a activação e não formação dos linfócitos T e B com formação principalmente de (IgG).

Considera-se resposta activa quando o organismo reage com activação e produção de imunoglobulinas e citocinas ao receber substâncias estranhas. Exemplos de uma resposta activa é o que ocorre após vacinação ou imunização, enquanto uma resposta passiva é resultado do produto de uma resposta activa de outro individuo, exemplos disso são o caso de o feto receber IgG via transplacentária ou IgA por amamentação, embora também possa ser proporcionada mediante recebimento de citocinas, produzidas por monócitos/macrófagos, células Nk e linfócitos timo-dependentes.

Quando o organismo reage sempre da mesma forma, independentemente do agente agressor, variando apenas a intensidade ou quantidade da resposta, neste caso estamos perante uma resposta inata. Esta é de acção imediata e pode agir por vários dias, sendo os seus componentes de resposta a barreira físico-química, fagócitos, sistema complemento e células NK.

A resposta adaptativa ou adquirida ou específica, assenta sobre múltiplas formas, dependendo do agente agressor, variando na quantidade e na qualidade da resposta, tendo como características a memória, especificidade, heterogeneidade e é adquirida com o evoluir da idade, sendo para tal necessário a comparação dos resultados de exames com curva-padrão para as diferentes faixas etárias. Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular e os B produzem anticorpos que constituem a imunidade humoral.


Barreira Físico-química


...


Tosse e espirros


A Tosse e espirros como é de conhecimento comum, são mecanismos que se desencadeiam na presença de substâncias a eliminar, os receptores localizam-se em vias aéreas altas e nos brônquios, estimulados por mecanismos químicos, mecânicos, térmicos e inflamatórios, sendo nervo vago a via aferente, embora também existam outros receptores, como estomago, diafragma, etc., contudo os alvéolos e parênquima pulmonar não têm receptores para a tosse, daí a pneumonia alveolar não produzir tosse. Os reflexos mais frequentes partem das vias aéreas superiores devido à localização dos receptores, sendo as causas as mais variadas, desde infecções, tabagismo, refluxo, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares, hipersensibilidade dos receptores até ao factor psicogénico. O espirro por sua vez, é o impulso transferido ao bulbo hipotalámico, provocado quer por substâncias estranhas ou irritação aos receptores nasais e nasofaríngeo.

Febre


Referida como um mecanismo de defesa em casos de processos infecciosos, aumentando citocinas

pirógenos e endógenos entre os quais a Interleucina(IL) 1, factor de necrose tumoral (TNF) sintetizados principalmente por monócitos e macrófagos, e IL-6 secretada em maior quantidade por linfócitos T auxiliares.


Proteínas da fase aguda da infecção


...


Sistema Complemento


O sistema complemento é o conjunto de pelo menos 30 proteínas e de membrana celular que funciona como cascata de amplificação (um componente activa varias moléculas seguintes determinando lise) e que faz parte da resposta inata. Grande parte dos componentes do complemento tem a designação de “C” seguida de números.Encontram-se no plasma, outros líquidos corpóreos, na superfície de células e em tecidos. Seus componentes são termolábeis e seu soro pode ser armazenado entre 4ºC ou -70ºC dependendo do tempo que se queira armazenar.


Casos práticos


1º Caso:


Mãe de recém-nascido dirigiu-se ao meu consultório, com intuito de tirar dúvidas relativamente à amamentação, pois não queria amamentar o bebé com leite de peito, e queria saber se podia substituir por leite industrializado, uma vez que tinha amigas que já o fizeram.

Discussão:

Embora o leite industrializado seja semelhante ao leite materno em seus constituintes, o latente não receberá IgA presente no colostro onde se encontra em maior quantidade, além de também estar presente em todo período de lactação. A considerar que embora o recém-nascido sintetize imunoglobulinas próprias, iniciando por IgM, a IgA do leite e a IgG recebida por via transplacentária, constituem a principal defesa imunológica adaptativa humoral no início da vida, e a resposta passiva dada pelo leite materno protege contra infecções, além dos riscos de alergia à proteína de vaca.


2º Caso:

...

Evolução:

...

Discussão:

...

3º Caso: ...

Conclusão

Em uma barreira mecânica integrada e funcional, é difícil que microorganismos penetrem, proliferem, disseminem e promovam doenças. Contudo com o passar da idade quer a resposta adaptativa quer a inata é prejudicada, em parte pelo comprometimento de linfócitos T, reflexo da involução tímica acompanhada de atrofia e substituição por tecido adiposo.

A defesa contra infecções depende do equilíbrio entre hospedeiro e patógeno, pois agentes infecciosos não estabelecem foco infeccioso quando o hospedeiro apresenta sistema imunológico íntegro e funcionante.

As reacções de hipersensibilidade são as doenças alérgicas ou alergias.



63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page