top of page
Buscar
Foto do escritorAlmeida, José Soares

Naturopatia efeito placebo?! Algumas respostas.

Naturopatia efeito placebo?! Algumas respostas: Duvidas e respostas, dos métodos e tratamentos. Prescrição e propriedades farmacológicas de alguns suplementos prescritos em Naturopatia.


Como é sabido, existem muitas dúvidas no que toca à prescrição nas TNC nomeadamente no que diz respeito à Naturopatia.

Duvidas por parte de quem? Dos intervenientes de sempre… não de quem beneficia dos tratamentos e pode comprovar na primeira pessoa os seus efeitos benéficos no restabelecimento do seu estado de saúde.

Na Naturopatia assim como em todas as áreas, existirá sempre um velho do restelo. Reclamam e duvidam dos tratamentos que se fazem nas Medicinas Naturais. Exemplos disso temos a hidroterapia do colon e todos os benefícios da sua prática. A drenagem linfática. Já Hipócrates (460-377 a.C.), falava de «sangue branco», Aristóteles (384-322 a.C.), Herófilos e Erasistrato mencionam nas suas escrituras a presença de «certas estruturas anatómicas que encerram um fluido incolor», mas foi Gasparo Aselli (1581-1626) professor de anatomia e fisiologia da Universidade de Pavia (Itália) que realizou a primeira descrição anatómica do sistema linfático, sendo que foi o cirurgião austríaco A. Winiwarter (1848-1917), que descreveu no livro «As inflamações da pele e do tecido conjuntivo» (1892), um método de tratamento dos edemas (acumulação de líquido no espaço intersticial), e ainda hoje sobejamente utilizado.1 Os tratamentos da hidroterapia nas termas, inclusive comparticipadas pelo SNS. Método aperfeiçoado por Sebastián Kneipp (1844-1901) considerado o pai da hidroterapia moderna.2 E continuando exemplos não faltam.


Mas pergunta-se, e as prescrições?!


Na prescrição passa-se exactamente o mesmo. É de conhecimento público e de fácil constatação, encontrar-se nas prateleiras das farmácias glucosamina, suplementos vitamínicos, próbioticos entre tantos outros, prescritos por várias especialidades médicas.


Ilya Metchnikoff (1845-1916) biólogo microbiologista e anatomista, laureado com Prémio Nobel, estabeleceu que as bactérias podem ter uma função importante no nosso bem-estar e foi o primeiro a recomendar a ingestão de cultivos vivos de microrganismos.3 Nos dias que correm, podemos ver não só nas prateleiras das farmácias como também dos hipermercados, de forma isolada como também associados a alguns alimentos tanto para adultos como para crianças, para atletas e para grávidas. Se é placebo… então o mundo está todo louco!

...


Propriedades farmacológicas de alguns suplementos prescritos em Naturopatia

A vitamina B6 está envolvida em muitas reacções intracelulares1, a vitamina C é um antioxidante importante, activo nos sistemas de oxidação-redução (redox) intracelular que actua como cofactor em vários processos enzimáticos4,5. Uma enzima envolvida na síntese duma proteína do tecido conjuntivo (colagénio) é mantida na forma activa pela vitamina C. A eficácia da vitamina E baseia-se no seu efeito como antioxidante6.

Quanto a minerais, Sabe-se que o zinco está envolvido em mais de 300 processos enzimáticos7. O selénio tem efeito antioxidante, que por sua vez esse efeito é aumentado na presença de vitamina B6, C, E e com zinco8. O selénio é metabolizado e incorporado nas selenoproteínas, tendo sido identificadas 25 selenoproteínas nos mamíferos. Algumas destas foram identificadas como possuindo actividade antioxidante, enquanto outras têm funções estruturais e de transporte9.

...


As provas e as evidências com base científica são muitas, resultando na prescrição quer Naturopática quer Alopática, traduzindo-se no restabelecimento do estado de saúde do paciente.

Muito mais há para discutir, como por exemplo o efeito positivo da suplementação com Q10 para quem toma Estatinas. O arroz vermelho fermentado com a levedura Manascus purpureus contendo 10mg de Monacolina K, como alternativa às Estatinas. Os efeitos positivos do Omega em doenças cardiovasculares.

E o magnésio?! Quem nunca ouviu dizer que alguém prescreveu ou já tomou magnésio!


...


Como se pode constatar, é um mar de informações sustentadas com base científica. Desenvolver um trabalho em conjunto interagindo as várias ciências cada uma na sua área de intervenção, para o melhor e mais rápido restabelecimento do estado de saúde dos pacientes, é urgente e imperativo.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page